Publicado em 20/12/2022

Que requisitos devem ser observados para a obtenção de AET para veículos "cegonha"

O trânsito de Combinações para Transporte de Veículos – CTV e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas – CTVP. é regulamentada pela Resolução nº 735 de 5 de junho de 2018. Confira abaixo os requisitos para obtenção de AET e circulação desses veículos. 
 


 
Trânsito LIVRE de AET

De acordo com o § 3º do Art. 1º da Resolução 735/18 é livre o trânsito de cegonhas com até os seguintes pesos e dimensões:

I – até 4,70m de altura, podendo ser admitida, a critério dos órgãos executivos rodoviários, a altura máxima do conjunto carregado de 4,95 (quatro metros e noventa e cinco centímetros) para configuração que transite exclusivamente em rota específica;

II – largura – 2,60 m (dois metros e sessenta centímetros); ou 3,0 m (três metros) quando se tratar de CTV ou CTVPCP destinada ao transporte de ônibus, chassis de ônibus e de caminhões;

III – comprimentos – medido do pára-choque dianteiro à extremidade posterior (plano inferior e superior) da carroceria do veículo:

a) – veículos simples – 14,00 m (quatorze metros);

b) – veículos articulados até – 22,40 m (vinte e dois metros e quarenta centímetros), desde que a distância em entre os eixos extremos não ultrapasse a 17,47m (dezessete metros e quarenta e sete centímetros);

c) veículo com reboque – até 22,40m ( vinte e dois metros e quarenta centímetros);

IV – os limites legais de Peso Bruto Total Combinado – PBTC e Peso por Eixo previstos na Resolução nº 210/2006 – CONTRAN;

Nota: Tanto a estrutura de apoio quanto o veículo transportado sobre a cabine não poderão ultrapassar o ponto mais avançado do pára choque dianteiro do veículo trator.

Trânsito MEDIANTE AET

Acima dos limites, supra-mencionados, o trânsito de cegonha será condicionado ao porte de AET, para cuja obtenção, dependendo de cada DER será necessário o atendimento aos seguintes requisitos:

I – requerimento, em 3 (três) vias, indicando nome e endereço do proprietário, devidamente assinado por responsável ou representante credenciado do proprietário;

II – cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV;

III – memória de cálculo comprobatório da estabilidade do equipamento com carga considerando a ação do vento firmada por engenheiro que se responsabilizará pelas condições de estabilidade e segurança operacional do veículo;

IV – planta dimensional da combinação, na escala 1:50, com o equipamento carregado nas condições mais desfavoráveis indicando:

a) dimensões;

b) distância entre eixos e comprimento dos balanços dianteiro e traseiro;

V – distribuição de peso por eixo;

VI – apresentação do Laudo Técnico conforme o § 2º do art. 6º desta Resolução.

§ 1º Somente será admitido o acoplamento de reboque e semirreboque, especialmente construídos para utilização nesses tipos de Combinação para Transporte de Veículos – CTV e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas – CTVP, quando devidamente homologados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, com códigos específicos na tabela de marca/modelo do RENAVAM, que enviará atestado técnico de aprovação aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Como é o requerimento de AET junto ao DNIT

De acordo com o Art. 1º da Portaria Nº 6.950, de 15 de outubro de 2019, transcrito abaixo, o DNIT não requer nem emite mais AET para trânsito de veículos "cegonheiros"

Art. 1º Dispensar de Autorização Especial de Trânsito - AET as Combinações de Transporte de Veículos - CTV e as Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas - CTVP com altura entre 4,71 m (quatro metros e setenta e um centímetros) e 4,95 m (quatro metros e noventa e cinco centímetros) que atendam aos limites de largura e comprimento previstos no art. 3º da Resolução nº 735, de 05 de junho de 2018.

Horários permitidos para circulação

  • Do amanhecer ao pôr do sol, sem restrições;
  • Diuturno para combinações com no máximo 19,80m de comprimento;
  • Noturno: nas pistas simples, excepcionalmente para os veículos quando vazios ou apenas com carga na plataforma inferior; e nas vias com pista dupla e duplo sentido de circulação, sem restrições;
  • Outros a critério do órgão com jurisdição sobre a via.

Validade da AET

Nos demais DER's, que ao contrário do DNIT continuam exigindo AET para trânsito de veículos "cegonheiros" a validade da AET tem prazo máximo de 1 ano.

Redação do Guia do TRC

Curso Tabelas de Frete

Aumente seu conhecimento sobre tabelas de frete com nosso curso abrangente. Aprenda como usar essas informações para melhorar suas decisões de transporte e alcançar uma vantagem competitiva.