ICMS deverá ser pago normalmente, mesmo no caso de furto ou roubo da mercadoria durante o transporte
Furto/Roubo de mercadorias durante o transporte - São Paulo
ESSE É UM DOS TEMAS QUE VÃO SER ABORDADOS NA PRÓXIMA TURMA DO CURSO DOCUMENTOS FISCAIS E LEGISLAÇÃO DO ICMS, programado para o próximo dia 21 de agosto, pela Escola de Transportes. Nesse curso você aprenderá que o fato gerador do ICMS ocorre no momento da saída da mercadoria, a qualquer título, do estabelecimento de contribuinte. Portanto, ainda que haja roubo ou furto da mercadoria durante o transporte, essa condição não elimina a ocorrência do fato gerador do ICMS da operação. Assim, o ICMS da operação deverá ser pago normalmente, não devendo ser realizado o estorno de qualquer crédito na apuração do ICMS.
NOTA: O boletim de ocorrências e demais elementos necessários a identificação das mercadorias objeto do roubo, devem ser mantidos a disposição do fisco para justificar os motivos da referida mercadoria não ter sido recebida no estabelecimento do destinatário.
Fundamentação Legal:
RC nº 16068/2017
Redação do Guia do TRC com informações da Paulicon
Curso Tabelas de Frete
Aumente seu conhecimento sobre tabelas de frete com nosso curso abrangente. Aprenda como usar essas informações para melhorar suas decisões de transporte e alcançar uma vantagem competitiva.