Fluxo de veículos em estradas sob concessão cai 1,4% em outubro
Na comparação com mesmo período de 2014, houve diminuição de 8,% no movimento de pesados e crescimento de 1,% no fluxo de leves
O Índice ABCR de Atividade de outubro registrou queda de 1,4%, na comparação com outubro de 2014, com diminuição de 8,0% no movimento de pesados e crescimento de 1,0% no fluxo de leves. Na comparação dos dados de outubro com o mês anterior, considerando dados dessazonalizados, foi registrado avanço de 0,8%.
No período, o fluxo de veículos pesados ficou praticamente estável, com queda de 0,1% e o movimento de veículos leves subiu 1,1%.
“Estamos vendo uma dinâmica parecida nos últimos meses: uma queda mais acentuada do fluxo de veículos pesados e o desaquecimento mais lento no movimento de veículos leves”, aponta Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria. Segunda ele, essa trajetória coincide com a forte contração da atividade industrial e o enfraquecimento da massa salarial.
O fluxo de veículos pesados está alinhado com os demais indicadores antecedentes da economia, como é o caso dos dados da Anfavea.
Nos últimos doze meses, o indicador caiu 0,7%, com decréscimo de 5,3% no tráfego de veículos pesados e aumento de 0,9% no de veículos leves. Na comparação do acumulado do ano (janeiro a outubro de 2015, contra janeiro a outubro de 2014), o índice registrou queda de 1,1%, com declínio de 5,9% em pesados e alta de 0,6% em leves.
Frota&Cia - SP
Curso Tabelas de Frete
Aumente seu conhecimento sobre tabelas de frete com nosso curso abrangente. Aprenda como usar essas informações para melhorar suas decisões de transporte e alcançar uma vantagem competitiva.