Publicado em 15/06/2018

Caminhoneiros entregam nova proposta de tabela de frete para ANTT

A Abcam, Associação Brasileira dos Caminhoneiros, informou nesta quinta-feira, por meio de nota, que encaminhou uma nova proposta de tabela de frete de cargas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT.

A proposta sugere a manutenção da cobrança por faixa de quilômetros percorridos e por tipo de veículo.

Segundo a Abcam, a nova proposta corrige o problema de cargas especiais, como frigoríficas e perigosas, que estão com preço menor do que as cargas em geral.

A associação dos caminhoneiros também afirmou que a mudança garante o mínimo necessário para que o motorista possa sobreviver sem fragilidade.

O lucro dos condutores não está incluído nos preços propostos. De acordo com a nota, a tabela sugerida tem valores abaixo daqueles em vigor.

A ANTT confirmou o recebimento e disse que as contribuições de todos os setores estão sendo analisadas pela área técnica da agência e que não há previsão de conclusão dessas análises.

Também nesta quinta-feira, a CNI, Confederação Nacional da Indústria, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para pedir que a Medida Provisória editada pelo Poder Executivo e as portarias das ANTT que regulam a tabela de fretes sejam suspensas de forma liminar.

A CNI defende que as medidas seriam inconstitucionais porque não poderiam ter sido criadas por medida provisória. E argumenta ainda que o tabelamento do frete violaria os princípios da livre iniciativa e da livre concorrência.

Radio Agência Nacional

Curso Tabelas de Frete

Aumente seu conhecimento sobre tabelas de frete com nosso curso abrangente. Aprenda como usar essas informações para melhorar suas decisões de transporte e alcançar uma vantagem competitiva.