Caminhoneiros de Goiás ameaçam nova greve
O descumprimento da tabela do piso mínimo do frete está, novamente, acirrando ânimos de caminhoneiros autônomos que apontam falha da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em fiscalizar a medida.
Liderados por Wallace Landin, o “Chorão” - líder da mobilização de maio deste ano -, caminhoneiros de Goiás incentivam novo bloqueio estradas, no Estado, nesta segunda- feira (29). Em vídeo divulgado pelo Facebook, Chorão disse que o objetivo é “bloquear a pista, as entradas das fábricas. Todos os caminhões que estiverem carregados abaixo do piso mínimo vão ter de voltar para a transportadora. Só sai de Catalão dentro do piso mínimo”, disse. Assim, o bloqueio deverá atingir as cargas que vêm do Sul do País, por São Paulo.
O movimento não deve atingir o Estado São Paulo, segundo informou presidente do sindicato autônomos Norival de Almeida Silva o “Preto” Em Santa Catarina, a categoria fará reunião para decidir se adere ou não ao movimento, segundo o motorista Alexandre Fróes, que trabalha no porto de Itajaí.
“A movimentação está em todos os Estados”, afirmou. “Precisamos fazer valer a lei”, disse o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Ponta Grossa (PR), Neori Leobet, o Tigrão. Além da nova mobilização, uma paralisação está sendo convocada para o dia 10 de novembro. Há quem duvide da proposta e coloca em descredito a efetividade da iniciativa dos caminhoneiros de Goiás.
“A ideia é ótima, mas a execução é muito complicada”, avaliou o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer. “Se existe a lei e a penalidade, e o caminhoneiro se sente acuado para cobrar seu direito, não acredito que vá enfrentar a transportadora de cara limpa”, disse. Uma queixa recorrente dos caminhoneiros é que as transportadoras pagam abaixo do piso mínimo de frete.
Entre as medidas adotadas para encerrar a greve, em maio, está o subsídio destinado a garantir um desconto de R$ 0,30 por litro de diesel. A medida acaba no dia 31 de dezembro próximo.
Divulgação
Curso Tabelas de Frete
Aumente seu conhecimento sobre tabelas de frete com nosso curso abrangente. Aprenda como usar essas informações para melhorar suas decisões de transporte e alcançar uma vantagem competitiva.